Sociedade Construtora e Administrativa do Teatro Aveirense

Ações disponíveis

Ações disponíveis ao leitor

Consultar no telemóvel

Código QR do registo

Partilhar

 

Sociedade Construtora e Administrativa do Teatro Aveirense

Detalhes do registo

Nível de descrição

Fundo   Fundo

Código de referência

PT/MAVR/SCATA

Entidade detentora

Registo Código Tipo de relação Datas da relação
Entidade detentoraMunicípio de Aveiro MAVR Entidade dententora

Tipo de título

Formal

Título

Sociedade Construtora e Administrativa do Teatro Aveirense

Datas de produção

1879-01-13  a  1914-07-05 

Dimensão e suporte

4 liv., 2 pt., 8 pl.; P.

Extensões

4 Livros
2 Pastas
8 Plantas

Entidade detentora

Município de Aveiro

Produtor

Registo Código Tipo de relação Datas da relação
Registo de autoridadeSociedade Construtora e Administrativa do Teatro Aveirense SCATA Produtor

História administrativa/biográfica/familiar

A Sociedade Construtora e Administrativa do Teatro Aveirense, criada pelos seus Estatutos aprovados em 17 de maio de 1879 e por Acórdão nº 580 do Concelho do Distrito, com a finalidade de levar a cabo a execução do projeto de construção e exploração de uma sala de espetáculos para a cidade de Aveiro, constitui a primeira fase de funcionamento da instituição "Teatro Aveirense". Esta Sociedade Anónima desenvolveu a sua atividade de forma regular até ao ano de 1916, altura em que são publicados os estatutos do "Teatro Aveirense- Sociedade Anónima de responsabilidade limitada". Esta entidade foi dirigida por António Augusto da Silva e Francisco da Silva Rocha, tendo contudo colaborado na qualidade de vogais diversas figuras da cidade de Aveiro, designadamente Júlio Homem Cristo, José Marques Soares, João Augusto da Silva Rosa, Manuel Lopes da Silva Guimarães.

História custodial e arquivística

A documentação que constitui este fundo esteve a cargo do Teatro Aveirense desde a sua produção até 2021.

Fonte imediata de aquisição ou transferência

Documentação transferida para o Arquivo Municipal de Aveiro em 2021.

Âmbito e conteúdo

Documentação resultante da atividade da Sociedade Anónima Teatro Aveirense, dividida em 4 secções: Assembleia Geral (contendo atas e ações); Direção (contendo atas e documentação de gestão); Serviços Financeiros (contendo livros de registo de receita e despesa); e Obras de Remodelação do Edifício do Teatro Aveirense (contendo plantas e projetos).

Sistema de organização

Organização metódica, do geral para o particular e de forma hierarquizada. Utilizando uma classificação orgânico-funcional, resultante da estrutura da entidade orgânica (Sociedade Construtora e Administrativa do Teatro Aveirense), subdividida por secções desdobradas em séries.Ordenação cronológica das unidades de instalação e dos documentos dentro das respetivas séries.

Condições de acesso

Fatores a ter em conta como tipo de documentos, estado de conservação, fim a que se destinam e as obrigações inerentes às leis que o regulamentam:- Regime Geral dos Arquivos (A comunicabilidade dos documentos está sujeita ao regime geral dos arquivos e do património arquivístico (Decreto-Lei nº 16/93, de 23 de janeiro);- Lei de Acesso aos Documentos Administrativos;- Regulamento do Arquivo Municipal;- CPA;- RGPD.A reprodução deverá ser solicitada por escrito, através de requerimento dirigido ao responsável da instituição. O seu deferimento encontra-se sujeito a restrições, atendendo ao estado de conservação e ao fim a que se destina.

Condições de reprodução

Fatores a ter em conta como tipo de documentos, estado de conservação, fim a que se destinam e as obrigações inerentes às leis que o regulamentam:- Regime Geral dos Arquivos (A comunicabilidade dos documentos está sujeita ao regime geral dos arquivos e do património arquivístico (Decreto-Lei nº 16/93, de 23 de janeiro);- Lei de Acesso aos Documentos Administrativos;- Regulamento do Arquivo Municipal;- CPA;- RGPD.A reprodução deverá ser solicitada por escrito, através de requerimento dirigido ao Arquivo Municipal. O seu deferimento encontra-se sujeito a restrições, atendendo ao estado de conservação e ao fim a que se destina.Serviço sujeito às taxas descritas no RMTOR. Disponível para consulta em: https://www.cm-aveiro.pt/cmaveiro/uploads/document/file/17099/regulamento_taxas_licencas2022.pdf

Idioma e escrita

por (português)

Instrumentos de pesquisa

Archeevo (base de dados de descrição arquivística e objetos digitais);Guias de Fundos.

Unidades de descrição relacionadas

PT/MAVR/TA-PC

Relações com registos de autoridade

Relações com registos de autoridade
Registo Código Tipo de relação Datas da relação
Entidade detentoraMunicípio de Aveiro MAVR Entidade dententora
Registo de autoridadeSociedade Construtora e Administrativa do Teatro Aveirense. 1879-1916, pessoa coletiva. SCATA Produtor